Determinar ou não se seu evento é um acontecimento que deve ser servido acompanhado de várias comidinhas é até fácil, mas organizar tudo depois dessa decisão? Nem tanto. O Coffe Break tem se tornado o queridinho para alimentação em eventos, sendo mais comum em palestras, eventos corporativos e universitários no geral. Sabe porquê? Porque ele é um sopro de ar fresco em eventos coletivos de longa duração, que exigem muita atenção. Ele proporciona aquela pausa desejada seja para ir ao banheiro ou para petiscar, além de garantir a felicidade de os participantes, afinal, todo mundo fica mais simpático de barriga cheia, não é? 


Para organizar um Coffee Break de sucesso, vejamos algumas dicas:

1.       Conheça seu público. Se forem de uma determinada região, por exemplo, pode ser uma sacada e tanto servir comidas típicas e fazer um coffee break temático.

2.       Sincronize-se com o horário. A hora do evento irá interferir diretamente no cardápio. Mesmo que você se decida por um coffee break, de manhã ele será um e a noite será outro, com itens diferentes sendo servidos, por exemplo.

3.       Nem a mais, nem a menos. Atentar-se ao número de pessoas é fundamental, não queremos nem que sobre muita comida, nem que falte e os convidados fiquem com fome. Atualmente há várias calculadoras de eventos online que calcula para você a quantidade de comida e bebida que deve precisar baseado no número de convidados. Vale a pena dar uma olhada e tentar ser o mais assertivo possível. Entretanto, normalmente a seguinte base é levada em consideração:

·         Salgados: Cinco salgadinhos por pessoa.

·         Frutas: Uma fruta/porção por pessoa.

·         Doces: Três docinhos por pessoa.

·         Bebidas: 300ml por pessoa.

4.       Organizando, tudo se ajeita. Não despreze a importância da disposição da comida. Novamente, leve em consideração o público e pesquise a forma como os convidados preferem e estão acostumados. Vale a pena pesquisar como eventos anteriores se desenrolaram nesse sentido e qual foi o feedback do público. Fatores como a faixa etária pode influenciar muito, por exemplo.

5.       Limpeza em primeiro lugar. Nada pode prejudicar o consumo dos alimentos e bebidas, principalmente as condições de higiene. Desde a separação dos alimentos à limpeza dos talheres e do lugar onde ficaram expostos, tudo deve ser milimetricamente analisado e limpo. Vai por mim, tudo que você não quer são convidados passando mal ou com um péssimo feedback acerca do seu evento por causa de limpeza.

6.       Atente-se a todo percurso da comida. Da procedência, passando pela conservação e enfim, o preparo. Todo cuidado é pouco, garanta a ordem em todas as etapas.

7.       Ser saudável está na moda. Além de ser altamente recomendado que o cardápio de um coffee break conte com uma dieta balanceada, com um pouco de tudo. Por isso, nem pense em exagerar em alimentos calóricos ou gordurosos.

8.       Pode colocar a boca no trombone. Use e abuse de divulgação para comunicar ao seu público que seu evento contará com comes e bebes! Explique tudo em relação a isso, a forma de consumo e o tipo de alimentos que ele deve esperar. Faça com que as pessoas se sintam preparadas para comparecer ao seu evento e sem expectativas irreais.


Agora que você já sabe quais cuidados tomar ao preparar um coffe break para seu evento, conte para gente sua experiência!