O que o seu evento busca trazer de inovador para o público? O que você, produtor, deseja alcançar através dele?  Do que ele fala e com quais valores ele se identifica? 

As informações chegam até nós de forma tão rápida que precisamos estar conectados com esse fluxo contínuo de informações. Aí você, produtor, para e me pergunta, “mas se eu mexo com eventos, o que tenho a ver com tudo isso?” e eu te digo: Tudo!

O que quero dizer é que, quanto mais domínio temos sobre determinados assuntos, mais vantagens obtemos em cima disso. E se você trabalha com eventos e faz disso o seu negócio, então, entender o que é uma identidade organizacional é de fundamental importância para o crescimento profissional. 

Quando o assunto é produzir eventos, como festivais, congressos, festas e qualquer outro tipo, o desejo de fazer e acontecer é sempre o primeiro motivador. Isso é muito bom, mas também pode acabar trazendo ansiedade e, desse jeito, são puladas etapas fundamentais do processo.

Para controlar os impulsos, existem algumas etapas a serem seguidas durante a organização. Uma delas é estruturar as ideias, e é aí que entra a identidade organizacional: entender qual a missão (seu objetivo), os valores (ao que você busca se identificar) e a visão (como você enxerga) do seu evento. E se você produz com frequência, essa identidade será revelada no perfil da sua produtora, ou no nome que seus eventos carregam.

Se você tiver esses dados em mente, garanto que vai ficar mais fácil estruturar e organizar cada ponto da sua produção. E quanto mais claro e objetivo você puder definir esses parâmetros, melhor, que aí não dá margem para várias interpretações da coisa.

Você ainda não entendeu o que é a identidade organizacional? Calma, sem pânico. A gente vai te ajudar listando aqui embaixo os 3 pontos principais:

MISSÃO: A missão do seu evento é o objetivo principal dele e a razão da sua existência. Ela vai falar do seu real propósito, como deseja atuar e, de quebra, ainda auxilia o entendimento da sua equipe de trabalho em torno do que você deseja fazer. Por exemplo: se você produz um evento de esportes em um bairro carente da cidade, a sua missão é a de criar um espaço de lazer e saúde para a população local;

VISÃO: Ela está muito ligada à missão do seu evento e, por vezes, até se confunde com a mesma. No entanto, a visão fala de objetivos que serão alcançados a longo prazo e que poderão proporcionar uma expansão no mercado. Utilizando do exemplo anterior, pode ser que a sua visão não seja só de produzir um evento esportivo em um bairro carente, mas principalmente a de estruturar uma série de programações voltadas à saúde e integração comunitária. 

VALORES: Por fim, os valores são o conjunto de crenças que você traz em cima do projeto do seu evento. Eles vão definir os princípios e ideais que darão forma à base estruturada da sua produção. Se a ideia é a de realizar programações voltadas à saúde e integração comunitária, quais os valores que você busca alcançar com isso? Socialização, prática de exercícios físicos, harmonia e boa convivência certamente estão na sua lista. 


E aí, entendeu melhor o que é uma identidade organizacional e como utilizá-la a seu favor? Maravilha! Agora é só traçar missão, visão e valores e mãos à obra.


Caso queira saber o passo a passo de como realizar o evento perfeito, baixe o nosso e-book clicando AQUI.


#identidadeorganizacional #organização #eventos #visao #valores #missao #objetivos #metas #safeticket 




*Imagem: abocaxias.com.br