O NPS (do inglês Net Promoter Score), é uma metodologia criada por Fred Reichheld para pesquisar a satisfação do cliente de forma mais exata. No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre estratégias que a produção pode utilizar para descobrir o nível de satisfação do seu público.

Alguns estabelecimentos, hoje, dão a oportunidade do cliente se manifestar de forma direta: eles podem avaliar o serviço em máquinas, tablets ou até mesmo por QRCodes. A chamada para a Pergunta Definitiva, é o que resulta na nota que esses canais avaliam: "Qual a chance de você nos recomendar para um amigo?" (de 0 à 10).

Mas em um evento, é impossível medir o nível de satisfação em uma saída, por exemplo. As pessoas estão cansadas e tudo que elas não querem é ter que parar para avaliar o desempenho da sua equipe na saída! Esse momento é particular, quando, depois de um tempo, seu público começa a refletir sobre os pontos altos e baixos da sua realização.

Nossa dica é que você envie um formulário de NPS através de um e-mail marketing até que 50% do seu público tenha respondido. Mas cuidado! Não encha as caixas de entrada deles até que eles respondam. A melhor estratégia é oferecer algo em troca da avaliação, se houver.

 Depois de captar as mensagens, você deve fazer uma avaliação com a sua equipe dos pontos positivos e negativos, e avaliar qual a probabilidade do seu público voltar ao seu evento em uma segunda edição. Aproveite para colher depoimentos e usá-los como referência para futuras vendas.