Problemas com o open bar, produtor? Estamos aqui para te ajudar! Isso soou familiar? Se sim, é porque já começamos sobre esse tema e te mostrei como as ferramentas da Safeticket podem te ajudar a fazer o melhor open bar para o seu público. Você pode encontrar essa matéria bem aqui.

Hoje, vamos tratar de uma abordagem um pouco diferente! Existem vários fatores que podem contribuir para o desperdício de bebidas na sua festa e se isso já é ruim no geral, não quero nem pensar em como soa para festas open bar. Vamos ver quais são eles?


GÊNERO

Homens e mulheres bebem diferente e de forma diferente. É muito importante que você entenda qual o grupo maioritário no seu evento e de que forma vai satisfazê-lo. Isso implica nos tipos de bebida e até nas quantidades de cada um desses tipos. Por exemplo, homens costumam consumir mais bebida alcoólica do que mulheres e, enquanto o seu público masculino pode preferir whisky, o seu público feminino em específico pode gostar mais de cerveja. Você deve levar em conta a média de consumo de cada um e dividir isso pela quantidade de horas do evento.


FAIXA ETÁRIA

A idade do seu público pode revelar muitos segredos! Por exemplo, caso seu evento seja voltado para um público jovem, uma boa quantidade de vodka, refrigerantes e energéticos podem ser uma boa pedida. Jovens também costumam beber mais do que um público mais velho, que tem o hábito de optar por bebidas mais fortes em menores quantidades. 


PERÍODO DO ANO

O momento da festa também é relevante. A estações podem influenciar a forma do seu público beber. Por exemplo, no verão as pessoas costumam optar por bebidas mais leves e refrescantes para ajudar a lidar com o calor, tais como cervejas e destilados. Já no inverno, principalmente em um inverno rigoroso, bebidas como vinho e whisky são as preferidas para aquecer o público.


TIPO DE FESTA

O tipo de festa influencia na quantidade, a quantidade influencia no desperdício, vê aonde isso nos leva? Festas como baladas, por exemplo, têm o consumo de bebidas proporcional a animação do público, ou seja, bem alto. Coisa que difere de festas mais tranquilas, que o público costuma consumir menos.


VARIEDADE DE BEBIDAS

É importante que você defina os tipos de bebidas que vão ser servidas no seu open bar. As quantidades de cada uma podem depender da proporção e variedade, mas principalmente do seu público. 


O MOMENTO DA COMPRA

Nada de comprar demais, nada de comprar de menos. Estamos buscando o equilíbrio, lembra? O último tópico vai ser de extrema importância nesse momento, visto que você já deve ter levado em conta todos os outros e ter na ponta do lápis as bebidas e as respectivas quantidades.


DICA BÔNUS

Existem alguns eventos que estão optando por consignação de bebida. O que seria isso? O cliente, junto a consignadora, faz o cálculo referente a quantidade de bebida baseada no estilo do público e da festa. Normalmente há a exigência de uma garantia de pagamento no valor total das bebidas, mas no dia do evento a contabilidade é feita e só são cobradas as bebidas consumidas. Caso sobre, as bebidas retornam a distribuidora sem nenhum custo.


Dessa forma, fica muito mais fácil ser assertivo e fazer um open bar que ficará lembrado pelo seu público. Se eu fosse você, corria para usar as ferramentas da Safeticket para me ajudar a calcular tudo que eu preciso e gerir meu evento com uma mão nas costas! E se liga no #BlogSafe