A realização de um evento cultural é uma grande tarefa no aprendizado de um produtor: é o momento de entrar em contato com os aspectos humanos da história dos povos. Neste post, te ensinaremos como planejar um evento cultural que valorize os aspectos mais importantes da história de um povo.

ESTUDE 
Antes de mais nada, eventos culturais requerem estudo! Você deve se debruçar em cima dos principais aspectos que fazem aquele evento tão relevante para aquela comunidade. À exemplo do Natal, temos vários grupos de pessoas se reunindo em suas casas promovendo suas próprias organizações particulares, movidas por um senso comum (religioso ou não). O seu evento, também terá essa mesma lógica! Então é muito importante que você conheça as tradições e o motivo pelo qual está fazendo: seus propósitos e seus ideais podem entrar em conflito com o propósito do evento.

PESQUISE MAIS E MAIS, E MAIS...
Estudar não é o bastante! Pesquise outros eventos (em sua cidade, estado) que se assemelham a sua organização e expanda suas ideias! É de suma importância que você domine (não necessariamente de maneira completa) os entendimento do que são estes costumes tradicionais do seu evento cultural. 

VÁ ATÉ UM MUSEU... DIGITAL!
Como já reforçamos várias vezes, eventos culturais remontam situações de trocas humanas em um determinado período histórico. Nosso conselho é que você explore isso da melhor maneira: vá a um museu! Conheça diretamente da fonte tudo que você precisa saber. Você não necessariamente precisa caminhar até o museu mais próximo, com o advento da internet, você pode visitar (isto mesmo, visitar) diversos museus e conhecer diversas histórias relativas a aquela determinada comunidade. E se um museu não for o suficiente ou não se aplique ao seu evento, busque outras maneiras de se aproximar daquela representação ou manifestação cultural. 

EXECUTE!
Agora que você já conhece o seu evento, entende seus propósitos, já revisitou seus conceitos e se aproximou desta determinada cultura, chegou o momento de executar! Entra então, o seu papel como produtor de preparar o seu dreamteam para estar 100% alinhado com as expectativas do público. 

Dica da SafeTicket: Certifique-se que sua equipe entende e concorda com os propósitos deste evento. Um evento cultural está intimamente ligado com nossas crenças e ideais pessoais, que podem ser suficientes para nos tornar avessos ao ambiente. Não seja surpreendido por situações desagradáveis, converse com sua equipe antes. 

Eventos culturais também são uma ótima oportunidade de fazer networking e engrandecer o nosso lado humano, em um ambiente profissional. Prepare-se para um banho de cultura e esteja sempre aberto para novas possibilidades!