Produção de eventos é uma tarefa árdua: lidar com a equipe de produção, fornecedores, patrocinadores, escolha do espaço... Você precisa estar preparado! Por isso, separamos este artigo para você, que quer produzir eventos e não sabe por onde começar. 


ENTENDA A LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO

Como todo produtor de eventos, você precisa entender o que é este papel. Antes de vestir a camisa, nossa sugestão é que você se intere ao máximo do assunto. Pode parecer difícil no início, mas vai evitar vários transtornos. Se você alguma vez já participou da produção de algum evento ou já acompanhou alguém próximo, troque uma ideia. Entenda a logística: o que vem primeiro, insights sobre o orçamento e como gerir equipes.


MONTE A SUA EQUIPE

Você não vai fazer tudo sozinho! Encontre uma boa equipe que esteja preparada para encarrar desafios com você. O mais importante, é que vocês estejam alinhados quanto ao tipo de eventos que vocês querem organizar. Encontre pessoas complementares, com habilidades e expertises diversas! Por fim, mantenha uma boa comunicação com essas pessoas: espere que elas sejam acessíveis e pro-ativas.


ENCONTRE OPORTUNIDADES

Os primeiros eventos não vão cair do céu! Se você e sua equipe não se movimentarem para encontrar oportunidades, nada feito! Desenvolvam habilidades de negociação, entendam as dores dos seus clientes e os objetivos de cada um com os eventos. E lembrem-se: eventos são conglomerados de pessoas, e muita gente junta faz muita besteira junta. Organização do evento é uma expertise que vocês devem ter antes de negociar com seus clientes. 


TENHA UM EXCELENTE CONTROLE FINANCEIRO

Se você é daquele que detesta planilhas, esse trabalho não é para você. Grandes realizações devem ter uma gestão financeira perfeita! Contas que não fecham, equipe de apoio sem receber, faltar comida/bebida são algumas das consequências de um cálculo errado. Uma vírgula no lugar errado pode manchar a reputação de um bom evento. 


BOM PARA O PÚBLICO NÃO É BOM PARA A ORGANIZAÇÃO

Um evento pode ter sido excelente para o público, mas isso não significa que a organização foi boa. Os patrocinadores vão cobrar resultados, caixa do bar, número de publicidade, público e caixa de entradas antes de falar sobre próximas edições. Não levem apenas depoimentos: levem estatísticas!