Quando se fala em divulgar qualquer coisa hoje em dia, eventos inclusive, a primeira coisa que se pensa é em marketing digital e o motivo é óbvio: estamos conectados 25h por dia! Contudo, a internet nada mais é do que todos os oceanos somados e multiplicados pelo infinito juntos.

Esse fenômeno resulta em todo mundo remando até as redes sociais e adotando-as como estratégia de divulgação para seus eventos, mas ainda assim, será que existe uma rede social mais indicada para divulgar o seu evento em específico? Segundo uma pesquisa feita pela Socialbakers, a resposta é sim!

A Socialbakers é uma empresa voltada para o marketing digital, sua análise e desempenho. Pensando nas tendências para as mídias sociais no ano de 2019, essa empresa fez um estudo que revelou que as redes sociais mais famosas impactam o seu evento de formas diferentes.

Independentemente dos resultados da pesquisa, sabemos que o Facebook é campeão em número de usuários, mas a pesquisa apontou que, além disso, essa rede social é a mais propícia para se encontrar oportunidades de gerar valor em questão de escala e interação das pessoas. Estamos falando de 2,27 bilhões de contas ativas mensalmente, número esse sendo ainda mais impactante quando se trata de interação de marca e cliente.

Entretanto, a maior surpresa vem aí. Também de acordo com os resultados da pesquisa, o Instagram é a carta na manga quando o assunto é engajamento! Mesmo com um público menor se comparado ao Facebook, os usuários do Instagram são mil vezes mais ativos.

Ainda pela perspectiva da Socialbakers, a Alexandra Avelar, Country Manager da empresa responsável pela pesquisa, explica: "O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor. Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram".

Baseando-se no ano anterior, 2018, a pesquisa avaliou que as campanhas publicitárias que adotaram o Instagram como canal foram mais numerosas, além de apresentar uma taxa de adoção bem maior em julho. Além disso, a rede social está predestinada a receber investimentos ainda maiores em publicidade dos publicitários e profissionais de marketing nos próximos tempos.

De qualquer forma, os dados da pesquisa não são conclusivos para você decidir por uma frente ou outra. Você deve ir aonde seu público está e para isso precisa estudá-lo e analisar as movimentações dos usuários de ambas as redes sociais para entender onde ele responde melhor. Dessa maneira, as chances da sua campanha publicitária viralizar e seu evento lotar são bem maiores!