Meu amigo produtor, me diga uma coisa, você é daquelas pessoas que aprende tudo na prática, testando qual a melhor estratégia? Ou você é mais racional e prudente, o tipo de profissional que gosta de se informar bastante e fazer todo um estudo de mercado antes de se jogar em uma nova empreitada?


Bom, seja como for, independente do seu perfil, é sempre bom aprender um pouquinho mais sobre as novas tendências, não é mesmo? No post de hoje, selecionamos e indicamos 4 livros indispensáveis para você que atua na área da produção cultural.


#1EVENTOS - COMO CRIAR, ESTRUTURAR E CAPTAR RECURSOS 

Autora: Maria Cecília Giacaglia

Sinopse:Esse livro de Maria Cecília Giacaglia é uma obra essencial para aqueles que desejam transformar excelentes ideias em produções de sucesso. Sua leitura oferece subsídios na geração, estruturação e venda de projetos de eventos, apresentando, além da teoria pertinente, casos ilustrativos e informações de ordem prática. Ao final de cada capítulo há atividades para que o leitor verifique o que ocorre na rotina diária e se mantenha atualizado. Tais atividades, se utilizadas em sala de aula, ensejam simulações e discussões que enriquecem o aprendizado.

#2 PATROCÍNIO A EVENTOS - A SINERGIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 

Autora: Maria Rosana Casagrande A. Zan 

Sinopse: A Difusão Editora está à frente das tiragens do livro que, mesmo sendo de 2011, ainda possui uma boa aceitação e procura no mercado literário. Sua abordagemgira em torno do debate da necessidade por profissionalização no campo da produção cultural, além de apontarpossíveis caminhos seguros para que investimentos sejam traduzidos como fortalecimento e autoridade de imagem para as organizações. Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing alia abordagens teóricas com experiências práticas, através de uma série de exemplos e resultados expostos no livro. Ele é “parada obrigatória” para pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de evento, comunicação e marketing.


#3 MARKETING DE EVENTOS: COMO PROMOVER COM SUCESSO EVENTOS, FESTIVAIS, CONVENÇÕES E EXPOSIÇÕES 


Autor: Leonard H. Hoyle Jr 

Sinopse: Leonard Hoyle é leitura indispensável para quem deseja se aventurar no universo da produção. Essa obra é um apanhado de três décadas de experiência do autorfrente a organizações de gestão e administração de eventos. O livro inclui modelos práticos que, juntos, formam um sistema de marketing especializado que assegurará o futuro sucesso de seus eventos e os tornará ainda mais rentáveis. Ao utilizar as mais recentes informações sobre marketing cyber-eventos (e-commerce de eventos), o livro apresenta ao leitor ferramentas eficazes de como usar as novas tecnologias a favor do seu próprio negócio. As muitas funções componentes da disciplina Marketing são aqui exploradas, como: mídia impressa e eletrônica, dinâmica de grupo, relações públicas, promoção, propaganda, vendas e merchandising, patrocínio, celebrações especiais. Vale a pena adquirir a obra e se espelhar em Leonard, que, sem dúvidas, é exatamente o que chamamos de um case de sucesso!


#4 MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS: PLANEJAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO 


Autor: Luiz Carlos Zanella 

Sinopse: A promoção de eventos é uma atividade de elevada expressão e importância econômica em face de sua relação/integração com o turismo, lazer e negócios. Os eventos podem ser considerados como uma âncora ou suporte por sua capacidade de ativar a infraestrutura turística, principalmente por meio do turismo de negócio. Nesse universo que rege e circunda um evento, vislumbram-se, de um lado, pavilhões e centros de convenções suntuosos, espaços e instalações amplas e requintadas, equipamentos de última geração e, de outro lado, um público participante seletivo, exigente e na expectativa de momentos de grandes emoções. Transformar esse cenário em ação não é tarefa fácil! O fundamental é que as atividades do evento possam ser impulsionadas todo o tempo através da aplicação de estratégias de marketing, aliadas à aplicação da tecnologia. Organizar um evento exige arte e visão para superar a expectativa dos participantes através de serviços e atendimento eficientes. Este livro contribui para atingir esse objetivo, apresentando procedimentos, alternativas e soluções práticas fundamentadas na experiência profissional do autor, pesquisas, contatos técnicos e principalmente pela participação de especialistas que colaboraram com valiosos subsídios para sua elaboração. 


E ai, produtor, você gostou das nossas dicas? Fizemos uma seleção bem ampla, que pudesse abarcar os principais temas relacionados à produção, bem como uma diversidade de nomes e autores. Espero que esses livros possam te auxiliar para que os seus eventos possam dar uma alavancada.


#livros #books #indicaçoes #autores #leitura #producao #marketing #eventos #safeticket