SEGURANÇA EM EVENTOS: UMA TAREFA INDISPENSÁVEL

Segurança em eventos é uma atividade de suma importância para qualquer produtor. Antes de mais nada, após a escolha do local, faça uma análise e identificação de riscos (ou solicite da empresa responsável um relatório). Esse documento deve conter todas as possíveis saídas, probabilidades de haver acessos não autorizados e um plano de evacuação em caso de incêndios, desabamentos ou similares. Obtenha todas as autorizações, licenças e documentos com os órgãos responsáveis. O mais importante deles é o Alvará de Funcionamento Temporário, válido para cada evento, o que significa que, a cada realização, um novo documento precisa ser emitido.

Outros documentos que podem ser pedidos (há uma variação para cada estado), são:

  • Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Termo de responsabilidade específico (assinado);
  • Laudo técnico de segurança;
  • Comunicado com órgãos de segurança (Bombeiros, Polícia Militar);
  • Autorização da Prefeitura;
  • Em alguns casos, é necessário um Plano de Limpeza. 
Para quem quiser fazer uso de fogos de artifício, é necessária autorização da Divisão de Produtos Controlados e em alguns casos, como em eventos gastronômicos, é necessária a Vistoria Sanitária, realizada pela (Anvisa). Atente-se também ao credenciamento do seus funcionários, sendo devidamente identificados por área de atuação. A identificação deve estar visível e, de preferência, ter um código de confirmação com a identidade do colaborador. Em alguns casos, é importante haver uma padronização de uniformes, para facilitar a identificação de maneira rápida. 

SUPORTE AO SEU PÚBLICO

Durante todo o evento, o seu público deve encontrar, com facilidade, pontos de atendimento como delegacias, emergência médica e achados e perdidos. É importante que todos os seguranças que estiverem misturados com a plateia tenham uma identificação chamativa e saibam orientar com muita clareza os participantes. As credenciais de todos devem estar visíveis!


SEGURANÇA NAS ENTRADAS

A segurança nas entradas é uma preocupação de qualquer produtor, principalmente se houver venda de ingressos. A Safeticket oferece para os produtores um recurso sem igual: acompanhar a entrada através do aplicativo mobile. Você pode acompanhar pelo App Check-In as leituras de códigos por tipo de Ingresso e quantas leituras foram feitas por hora. Para sua segurança, você pode digitar os códigos manualmente e ainda ver o histórico de leitura. Você pode ler mais sobre o App de Check-In aqui no #BlogDaSafe


SEGURANÇA NAS VENDAS

Quando se trata de segurança nas vendas, todo o cuidado ainda é pouco, não é? Se você não quer ter problemas com irregularidade, temos um artigo sobre como evitar fraudes no seu evento e sobre fraudes com cartão de crédito, aqui no #BlogDaSafe. Fique tranquilo, do ingresso a gente cuida!