Congressos, palestras, cursos, treinamentos, workshops e outros tantos nomes que são dados a eventos empresariais estão se multiplicando Brasil a fora. Mas me diz uma coisa, produtor, você já sabe as diferenças entre cada tipo desses?

O post de hoje é especialmente para você que está querendo trilhar pelos caminhos da produção de eventos corporativos e empresariais, mas anda um pouco perdido com o tanto de nomes que escuta e vê por aí em divulgações. Eles até se parecem, mas não são a mesma coisa, afinal propõe diferentes formatos. Detalhes de execução e organização, por exemplo, são extremamente importantes para definir as características de cada segmento.

Para tentar deixar mais simples essas diferenciações, listamos aqui embaixo os tipos de eventos coorporativos especificando o quê é o quê. Depois de entendido, você pode montar suas estratégias e mandar ver na produção dos seus eventos corporativos.

 - WORKSHOP: A palavra traduzida para o português significa oficina, e isso já define bem a sua prática. O objetivo principal de um workshop é o de abordar um tema de forma aprofundada e também abordar os modos de fazer. Geralmente está ligado ao universo corporativo, empresarial ou tecnológico, mas acontece em várias outras áreas, como culinária e perfumaria. O método de trabalho consiste em um ou mais condutores do espaço, que têm domínio do tema para explicar, tirar dúvidas, orientar, promover dinâmicas e interações com os participantes. Os workshops se destacam pela sua capacidade de desempenho e dinamismo, bem como pela sua intensidade: geralmente acontecem em um único dia, numa espécie de “turnão” que dura de 4h a 8h seguidas, e com emissão de certificado de participação.

 - CURSO: Tem como principal foco a formação e a profissionalização dos participantes. É um evento voltado para o aprendizado de algum tema, técnica, pesquisa ou modalidade prática que envolva a sua área de trabalho ou estudo. Geralmente o curso se prolonga por mais de um dia, chegando a durar, inclusive, meses, já que a constância é um dos principais modos de aperfeiçoar o aprendizado. Os conteúdos, geralmente, envolvem teoria e prática com mais de um profissional.  O curso é um tipo altamente segmentado e nisso existe uma grande vantagem: simplificar o foco das estratégias de comunicação e divulgação, já que o público é conhecido e tem um perfil traçado.

- PALESTRA: De todos os espaços abordados até agora, o mais abrangente em diversidade de público é a palestra. É um tipo de evento rápido, que costuma durar de 1h a 3h, no máximo. Sua função é de informar sobre determinado tema, bem como apontar as novas tendências de mercado. Um ou mais convidados, especialistas na área, ministram a palestra e ao final, normalmente, destinam um tempo para perguntas e respostas. Esse último espaço cria uma dinâmica bem bacana com o público, porque suas dúvidas além de contribuírem com novas perspectivas trazem insights inclusive para quem está palestrando.

 - TREINAMENTO: É um pouco parecido com o curso, só que o treinamento tende a ser um espaço com maior foco em atividades práticas. O objetivo é capacitar profissionais para exercerem determinada habilidade dentro de sua área, ou até fora, caso seja adaptada. Existem inúmeros tipos de treinamento e eles costumam ser divididos em etapas, fases, módulos e tempo.

 - CONGRESSO: Por fim, chegamos ao congresso. Esse espaço promove interação entre participantes e convidados, além de proporcionar uma abordagem aprofundada sobre um tema geral dividido em subtemas. Os congressos têm uma duração média de uma semana e possuem grandes estruturas por conta da programação, com mesas redondas, palestras, simpósios, debates, e por aí vai... Essa programação sempre está disponibilizada por completa pela produção do congresso, mas os horários e espaços são escolhidos individualmente pelo participante, de acordo com seus interesses. Nesse tipo de evento as atividades ocorrem de maneira simultânea, então a dinâmica de produção precisa ser efetiva e bem ágil para dar conta da variedade tão extensa.

 

#congresso #palestras #treinamento #cursos #workshops #eventos #producao #espaços #produtor #safeticket #comunicaçao #vemprasafe